quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bolsistas do Pibid participam do V Encontro nacional de licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid em Natal/RN

Entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2014, aconteceram em Natal/ RN, o V Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC) e IV Seminário Nacional do Pibid, tendo como tema Professores em espaços de formação: mediação, práxis e saberes docentes. A abertura do evento ocorreu no Centro de Convenções de Natal com um Concerto com a pianista Anne Jomin da Ecole Normale Supérieure de Musique de Paris (Fig. 1). 

O evento teve como atividades a apresentação de pôsteres que ocorreu no Centro de Convenções de Natal, comunicações individuais, mesas redondas, conferências, oficinas/minicursos, programação cultural, exposições artísticas, que aconteceram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os Bolsistas do Pibid Biologia (Fig. 2), Interdisciplinar e Pedagogia do Campus Heróis do Jenipapo-Campo Maior (PI), além de bolsistas de outros campi da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, participaram do evento com apresentação de trabalhos na sessão de pôsteres (Figs. 3, 4, 5, 6 e 7).

Figura 1: Participantes do V Encontro nacional de licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid, assistindo a abertura do evento e ao concerto de piano.

Figura 2: Alunos do Pibid Biologia-Campo Maior no Centro de Convenções de Natal.

Figura 3: Bolsistas do Pibid: Rafael e Amanda na exposição dos pôsteres no V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid.

Figura 4: Bolsistas do Pibid: Leidna e Henrique na exposição dos pôsteres no V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid.

Figura 5: Bolsistas do Pibid: Flávia e Rizane na exposição dos pôsteres no V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid.

 Figura 6: Bolsista do Pibid: Franciele na exposição do pôster no V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid.
Figura 7: Bolsistas do Pibid da UESPI de todos os campi e de diferentes licenciaturas que foram ao V Encontro nacional de licenciatura e IV Seminário Nacional do Pibid.

Além de pôsteres, os bolsistas do subprojeto Pibid-Biologia-Campo Maior participaram da oficina "Modelos didáticos: o que ensinam nas aulas de Ciências e Biologia?", ministrada pelo Prof. Me. Francisco Antônio Rodrigues Setúval, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Nesta oficina, alguns tópicos foram debatidos como o que precisamos saber sobre os modelos didáticos para associá-los aos conteúdos, o entendimento dos participantes da oficina sobre os modelos didáticos, além de ser discutidos também problemas de usos inadequados dos modelos bem como, a reflexão de reconhecimento do modelo didático como veículo lúdico e de apoio pedagógico no exercício da fixação dos conteúdos. Ainda foram produzidos modelos didáticos sobre genética e sistema reprodutor feminino (Fig. 8 e 9).

Ocorreu também a exposição de objetos educacionais, no último dia do evento, na qual alguns profissionais da educação e bolsistas do PIBID apresentaram jogos utilizados no ensino de Ciências e Biologia entre outras áreas. Voltados ao ensino de Biologia, foram expostos um jogo que englobava uma disputa por órgãos dos sistemas do corpo humano, intitulado ‘’Body’’ e um mapa conceitual dinâmico sobre o sistema sanguíneo. Visando demonstrar alguns dos artifícios utilizados pelos bolsistas PIBID em seus estados de atuação, que obtiveram resultados satisfatórios.


Figura 8: Bolsistas do Pibid participando da oficina/minicurso, Modelos didáticos: o que ensinam nas aulas de Ciências e Biologia?

Figura 9: Bolsistas Pibid participando da oficina/minicurso modelos didáticos: o que ensinam nas aulas de ciências e biologia? realizando a construção de uma maquete sobre o sistema reprodutor feminino e genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário