terça-feira, 24 de março de 2015

DINÂMICA DE BOAS VINDAS REALIZADAS PELOS BOLSISTAS PARA OS ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR PAULO FERRAZ.

No dia 09 de março de 2015 (segunda-feira) na Unidade Escolar Paulo Ferraz, foi realizado pelos bolsistas do PIBID (Mariana, Kamila, Dayane, Águida e Santiago) e com a colaboração da supervisora Ryanne Pereira, uma dinâmica de boas vindas aos alunos que estavam iniciando o ano letivo 2015. A dinâmica visava facilitar a total integração entre os alunos calouros e veteranos das turmas de 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental, de forma educativa e descontraída, sendo realizadas no pátio da escola, local amplo e luminoso onde as atividades puderam ser executadas com maior liberdade e fluidez.
Figura 1. Alunos no pátio da escola
Figura 2. Bolsistas realizando a dinâmica de boas vindas aos alunos.
Os bolsistas confeccionaram matérias que enriqueceram a dinâmica com a fabricação de prêmios como: lápis decorados com rostos de animais, painéis de boas vindas, um dado com perguntas. E reativaram também o mural PIBID-BIOLOGIA, onde toda segunda-feira é colocado algo novo e curioso sobre algum tema referente biologia.

Figura 3. Lápis e canetas decorados com rostos de animais.
Figura 4. Dado com perguntas.


Figura 5. Painel de Boas Vindas.
Figura 6. Novo mural PIBID-BIOLOGIA.

Dentre as dinâmicas realizadas estavam;


  •      Jogo de perguntas e respostas – A dinâmica consistia da seguinte forma: O aluno arremessava o dado e de acordo com a sorte poderia escolher um número que correspondia a uma pergunta referente a Biologia como : O que é lixo orgânico?, O que devemos fazer o lixo de nossa casa?, Como é dividida a estrutura interna da terra?. Assim, os alunos que respondessem corretamente ganhavam prêmios como pirulitos e lápis ou canetas decorados.



Objetivo: Promover a curiosidade dos alunos aos temas referente a biologia.


Figura 7. Alunos respondendo as perguntas após arremesso de dado


  •          Caça ao tesouro – A partir da lista de descrição, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item ,aquele que conseguir maior número de alunos que concordem com os itens será o aluno vencedor da dinâmica.


Lista de descrição:

1-    Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
2-    Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3-     Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4-     Alguém cujo primeiro nome tem mais de seis letras;
5-    Alguém que use óculos;
6-    Alguém que goste de verde-abacate;
7-    Alguém que tenha a mesma idade que você;
8-    Alguém que esteja de meias azuis;
9-    Alguém que tenha um animal de estimação;


Objetivo : ajudar os alunos calouros e veteranos a memorizar os nomes um dos outros, desinibir os alunos calouros, facilitar a identificação entre as pessoas parecidas.

Figura 8. Alunos vencedores da dinâmica caça tesouro


Autor: Bolsista Luiz Carlos Santiago Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário