No dia 09 de
março de 2015 (segunda-feira) na Unidade Escolar Paulo Ferraz, foi realizado
pelos bolsistas do PIBID (Mariana, Kamila, Dayane, Águida e Santiago) e com a
colaboração da supervisora Ryanne Pereira, uma dinâmica de boas vindas aos
alunos que estavam iniciando o ano letivo 2015. A dinâmica visava facilitar a
total integração entre os alunos calouros e veteranos das turmas de 6º ano ao
9º ano do ensino fundamental, de forma educativa e descontraída, sendo
realizadas no pátio da escola, local amplo e luminoso onde as atividades
puderam ser executadas com maior liberdade e fluidez.
Figura 1. Alunos no pátio da escola |
Figura 2. Bolsistas realizando a dinâmica de boas vindas aos alunos. |
Figura 3.
Lápis e canetas decorados com rostos de animais.
|
Figura 4.
Dado com perguntas.
|
Figura 6. Novo mural PIBID-BIOLOGIA. |
Dentre as dinâmicas
realizadas estavam;
- Jogo de perguntas e respostas – A dinâmica consistia da seguinte forma: O aluno arremessava o dado e de acordo com a sorte poderia escolher um número que correspondia a uma pergunta referente a Biologia como : O que é lixo orgânico?, O que devemos fazer o lixo de nossa casa?, Como é dividida a estrutura interna da terra?. Assim, os alunos que respondessem corretamente ganhavam prêmios como pirulitos e lápis ou canetas decorados.
Objetivo:
Promover a curiosidade dos alunos aos temas referente a biologia.
Figura
7. Alunos respondendo as perguntas após arremesso de dado
|
- Caça ao tesouro – A partir da lista de descrição, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item ,aquele que conseguir maior número de alunos que concordem com os itens será o aluno vencedor da dinâmica.
Lista de descrição:
1- Alguém com a mesma cor de olhos que
os seus;
2- Alguém que viva numa casa sem
fumantes;
3- Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4- Alguém cujo primeiro nome tem mais de seis
letras;
5- Alguém que use óculos;
6- Alguém que goste de verde-abacate;
7- Alguém que tenha a mesma idade que
você;
8- Alguém que esteja de meias azuis;
9- Alguém que tenha um animal de
estimação;
Objetivo : ajudar os alunos calouros e veteranos a memorizar os nomes um
dos outros, desinibir os alunos calouros, facilitar a identificação entre as
pessoas parecidas.
Figura 8. Alunos vencedores da dinâmica caça tesouro |
Autor: Bolsista Luiz Carlos Santiago Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário