terça-feira, 31 de março de 2015

RECURSOS HIDRICOS: PARA PRESERVAR TEMOS QUE CONHECER


     A escola tem como papel formar cidadãos conscientes e críticos no que diz respeito à realidade em que eles estão inseridos. Tratar o tema água passou a ser uma prioridade no ambiente escolar, pois aproxima o aluno a realidade que mostra a eles os problemas que a humanidade enfrenta com relação à água.
No dia 23 de março de 2015, os bolsistas do PIBID Biologia da Unidade Escolar Briolanja Oliveira, adicionaram ao mural, noticias atuais relacionado ao tema recurso hídrico.
O projeto água ocorreu no dia 26 de março, na qual em primeiro momento, a supervisora Norma Lucia, fez uma breve abertura do projeto, discutindo com os alunos a importância e a racionalização desse bem tão precioso que é a água. Logo após, as turmas participantes do projeto tiveram as suas apresentações.
Para inicio das apresentações, os alunos do 80 ano relataram a historia do açude de Campo Maior, desde meados de 1859 até os dias atuais, despertando assim o interesse de muitos alunos, já que a maioria não conhecia o relato da lagoa grande. Com isso, mostrando aos demais alunos, a importância do açude para a cidade de campo maior, bem como os problemas enfrentados e negligenciados por parte do poder publico e pelos moradores locais.
A turma do 30 ano ficou responsável pela elaboração de uma redação com o tema “a importância da água”. A redação eleita como a melhor por um professor de língua portuguesa foi da aluna Thaynara, onde a mesma fez a sua leitura para as demais turmas presente no evento.
Dando continuidade as atividades, os alunos do 2º ano, apresentaram uma linha do tempo com noticias sobre os recursos hídricos com diferentes épocas. O objetivo foi mostrar para o publico que há muito tempo já se vem abordando o tema água, assim como os problemas de contaminação, poluição e falta deste recurso tão precioso.
Para a finalização do projeto os alunos do 10 ano produziram uma parodia com o tema água, onde a mesma foi cantada por eles juntamente com a Supervisora Norma Lucia, animando assim o projeto e mostrando letras que chame a atenção dos alunos para a realidade e os problemas que a água enfrenta.
Também foram distribuídas revistas sobre os dez mandamentos para economizar água, e sorteado alguns Hipoclorito de sódio, disponibilizadas pelo SAAE de Campo Maior.

Fig 1: Sala organizada para iniciar as atividades.
Fig 2: Apresentação da historinha em quadrinho, realizada pelo alunos do 8 °.
Fig 3: Exposição de  Cartazes , confeccionados pelos alunos
Fig 4: Melhor redação sobre a Importância da água.
Fig 5 : Bolsista e Supervisora , realizando sorteio e entrega dos hipocloritos de sódio.
Fig 6 : Alunos premiados com os Hipoclorito de sódio.





                                                Autores: Equipe da U.E. Briolanja de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário