Os licenciando em ciências biológicas, que foram selecionados para a oferta de vagas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID; terão que conseguir a meta alcançada pelo projeto PIBID – CAMPO MAIOR. O programa beneficia duas escolas da rede publica de ensino do município de Campo Maior, na qual foram escolhidas de acordo com o índice de rendimento escolar estabelecido pelo IDEB.
Em reunião pautada no dia 24.07.2012 deu-se à apresentação do subprojeto PIBID – BIOLOGIA aos dezesseis bolsistas e os quatro voluntários, organizada pelo coordenador do programa na cidade de Campo Maior Mrs. Guilherme Fernandez Gondolo; em que relata o que deverá ser feito durante o seguimento do programa dentro das escolas, logo, adiantando a próxima reunião, esta realizada no dia 01.08.2012 para a apresentação dos supervisores que irão orientar todos os bolsistas selecionados para as seguintes escolas Unidade Escolar Paulo Ferraz, tendo como supervisora a professora de ciências da instituição Ryanne Pereira, e do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, tendo a supervisora Professora Adalgiza Aragão.
Relato mencionado ao mês de agosto na Unidade Escolar Paulo Ferraz.
Foram realizadas às apresentações dos bolsistas, na Unidade Escolar Paulo Ferraz, a supervisora reforçou à importância de uma aproximação efetiva com o setor administrativo, para que possamos obter de uma maneira simples, vínculos de afetividade e compromisso junto à escola. Logo, os bolsistas foram apresentados ao núcleo estudantil, na qual nos familiarizarmos com a posição de cada aluno, vendo as suas principais dificuldades.
Além das reuniões semanais, sendo que as mesmas são pautadas para a elaboração do cronograma para o trabalho de reforço e monitoria exercidos pelos próprios bolsistas, os mesmos elaboram reuniões do próprio grupo no Campus para a elaboração de atividades de reforço e o questionamento para os projetos que serão postos em prática dentro da escola, seguindo o subprojeto PIBID – BIOLOGIA.
O primeiro passo que os licenciandos - bolsistas tiveram de enfrentar foi à inexistência de um laboratório da biologia. Mas os incentivos que nós bolsistas, exercemos para os alunos no reforço escolar é suprir a falta de certas atividades para o aperfeiçoamento tanto dos alunos, quanto de nós bolsistas que pretendemos seguir na carreira acadêmica.
Alunos realizando as atividades propostas.
Alunos realizando as atividades propostas.
Os alunos da 5ª série I (6ºAno I) apresentavam o menor rendimento de toda escola na área de ciências ministrada pela professora Ryanne Pereira, priorizamos então o reforço escolar em cima dos mesmos e a criação de um projeto socioambiental “Descaso Ambiental: a realidade do lixão na cidade de Campo Maior”, na qual os alunos de ambas às 5ª serie (6°ANO I e II) aceitaram muito a proposta do projeto.A escola também foi receptiva a iniciativa dos bolsistas, pois se torna uma forma de avaliar de maneira qualitativa o rendimento dos alunos em atividades extraclasse.
Obteve-se um maior crescimento também não só dos alunos da 5ª série I, mas nas outras turmas que se tornaram mais motivados com o reforço. Então, no 8º ANO com a ajuda dos monitores confeccionaram cartazes de orientação sobre DSTs e métodos anticoncepcionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário