quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HIGIENE DAS MÃOS

Doenças relacionadas a vermes e bactérias são bastante comuns em qualquer lugar principalmente onde não existe saneamento básico ou este é precário, porém, medidas simples, como lavar as mãos pode se tornar uma atitude eficaz no combate à microrganismos causadores de doenças. 

Além das bactérias, os vermes podem ser bastante pequenos, e podem ser transmitidos por comidas mal cozidas, alimentos mal lavados, e pela ingestão direta, por meio de mãos mal lavadas que podem chegar á boca. 

Os médicos alertam que as bactérias podem causar desnutrição, problemas no desenvolvimento, além do baixo rendimento escolar. Os vermes podem causar diarreia, dor de barriga, gases, vômito, anemia, falta de apetite, dificuldade para engordar, amarelão e fome de coisas estranhas, como terra, areia e tijolo. 

Outro ponto bastante importante que deve ser destacado é a automedicação. Além de cuidados básicos com a saúde, é importante o acompanhamento do médico, e não é aconselhável a automedicação quando houver suspeita de verminose, pois, muitas vezes, seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças, causadas por fatores diferentes, como alergias e até câncer de intestino. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções que causam diarreia em até 40%. Colocar três gotas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água também ajuda a higienizar os alimentos. 


Então, vamos aprender a lavar as mãos?


Esse texto foi baseado na matéria: http://migre.me/cXyxH

Nenhum comentário:

Postar um comentário