Com o intuito de fixar melhor o conteúdo abordado em sala de aula e proporcionar um contato mais próximo com peixes, foi-se realizada no dia 22 de Agosto de 2014 na Unidade Escolar Briolanja Oliveira uma aula prática sobre peixes com os alunos do 7º “A” Ensino Fundamental e ano 2º Ano “A” do Ensino Médio.
Essa atividade foi realizada em duas etapas, a primeira com a dissecação do peixe, para que os alunos pudessem observar a anatomia externa e interna do peixe e identificar os órgãos do sistema respiratório, circulatório, reprodutor e digestório do animal. Cada aluno recebeu um roteiro para acompanhar todo o procedimento da aula pratica.
A segunda etapa realizou-se no dia 28 de Agosto de 2014 com a degustação de variados pratos derivados de peixes onde a turma foi dividida em grupos para trazerem diferentes tipos de comidas feitas em casa com os peixes, mostrando assim a importância do peixe para a alimentação, como fonte de proteínas de qualidade, vitaminas (A, E, D) e micronutrientes. Ao término da aula a professora juntamente com os alunos e bolsistas PIBID/Biologia degustaram os deliciosos pratos.
Essa atividade foi realizada em duas etapas, a primeira com a dissecação do peixe, para que os alunos pudessem observar a anatomia externa e interna do peixe e identificar os órgãos do sistema respiratório, circulatório, reprodutor e digestório do animal. Cada aluno recebeu um roteiro para acompanhar todo o procedimento da aula pratica.
A segunda etapa realizou-se no dia 28 de Agosto de 2014 com a degustação de variados pratos derivados de peixes onde a turma foi dividida em grupos para trazerem diferentes tipos de comidas feitas em casa com os peixes, mostrando assim a importância do peixe para a alimentação, como fonte de proteínas de qualidade, vitaminas (A, E, D) e micronutrientes. Ao término da aula a professora juntamente com os alunos e bolsistas PIBID/Biologia degustaram os deliciosos pratos.
Figura 1. Entrega do roteiro de aula prática.
Figura 2. Bolsista explicando sobre a parte externa dos peixes.
Figura 4. Bolsista abrindo peixe/ 7º Ano.
Figura 5. Dissecação do peixe/ 2º Ano.
Figura 6. Dissecação do peixe/ 7º Ano.
Figura 7. Bolsista explicando as funções dos órgãos internos de um peixe/ 2º Ano.
Figura 8. Bolsista explicando as funções dos órgãos internos de um peixe/ 7º Ano.
Figura 9. Alunos, bolsistas e a supervisora Norma Lúcia finalizando a aula prática com a degustação de alimentos derivados de peixes.
Autores: Henrique José de Oliveira e
Gizelle R. da Silva
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