quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HILSON BONA, COMEMORA DIA DO BIOLOGO!

Para comemorar o dia do Biólogo, 03 de setembro, os bolsistas: Flávia Vieira, Patrícia Pereira, Kelrilene Ágata, Antônia Taynara, Rafael Bruno e Erimara Oliveira, juntamente com a Supervisora Ivonete Alves, realizaram nos turnos manhã e tarde, algumas atividades sobre os diversos ramos da Biologia, tais como:

(1) ATIVIDADES DE MICOLOGIA Por ser o ramo da biologia dedicado ao estudo dos fungos, para explicar um pouco sobre essa área, primeiramente os alunos assistiram um vídeo sobre Fungos: prejuízos ou benefícios, confira em:


Em seguida foi realizado um experimento sobre fermentação alcoólica, o qual utilizou-se fermento biológico que possui a levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae, garrafa pet, balão, copo descartável, água morna e açúcar, para comprovar a liberação de CO2, a qual é responsável pela fabricação de bebidas alcoólicas, crescimento de massa de bolo e de pão. Além disso, foram explicados alguns fungos como: os presente nos queixos gorgonzola e coalho, os cogumelos comestíveis shiitake, shimeji e champignon. Houve também a explicação de uma maquete do fungo Amanita, e foi comentado sobre Alexander Fleming, o descobridor da penicilina, antibiótico natural derivado do bolor produzido pelo fungo Penicillium chrysogenum. Para finalizar a apresentação os alunos degustaram os fungos comestíveis.

Figura 01- Bolsista do Pibid e alunos assistindo o vídeo sobre fungos.

Figura 02 – Bolsista do Pibid e alunos, realizando a pratica da Fermentação Alcoólica.


Figura 03- Bolsistas explicando sobre fungos e Células.

Figura 03 – Bolsista com material para ser explanado sobre fungos e alunos degustando fungos comestíveis.

(1) ATIVIDADES DE CITOLOGIA

O objetivo da atividade foi transmitir aos alunos, como base de partida, uma apresentação em homenagem ao profissional de citologia, realçando assim os conceitos fundamentais referentes às estruturas e organelas de uma célula animal.

Foi abordado e ilustrado uma maquete mostrando toda a organização estrutural de uma célula animal, ainda como complemento foi demonstrado aos discentes um microscópio caseiro produzido pela bolsista, no qual foi utilizado um laser comum, já que este serve como ampliador de estruturas. Desse modo, por meio do microscópio caseiro foi coletada água suja, repleta de protozoários, expondo assim a importância celular no mundo vivo.


Figura 05- Microscópio caseiro

Figura 06- Maquete Célula animal

Figura 07- Bolsistas explicando sobre as células.


(3) ATIVIDADES DE ICTIOLOGIA 

No ramo da biologia voltado ao estudo dos peixes, os alunos puderam observar uma espécie comum que ocorre na região, de nome popular Traíra (Hoplias malabaricus). Foi explicado aos alunos sobre a anatomia interna e externa do peixe. Após as explicações, os alunos assistiram a um vídeo mostrando algumas espécies de peixes.

Figura 06- Demonstração da mesa de pesquisa sobre peixe.

Figura 07- Bolsista abrindo peixe, para a retirada dos seus órgãos internos.




(1) ATIVIDADES DE BIOQUIMICA 

A mesa temática sobre experiências de química, teve como objetivo principal demonstrar algumas experiências simples que podem ser feitas pelos alunos para que haja a compreensão de algumas reações. A experiência apresentada teve como objetivo mostra a junção do vinagre com o bicarbonato de sódio. O ácido acético encontrado do vinagre, quando reage com o bicarbonato de sódio, produz o dióxido de carbono (CO2), fazendo possível encher um balão com o gás liberado.

MATERIAIS UTILIZADOS:

- Bicarbonato de Sódio
-Vinagre
-Garrafa Pet Balões para festas

(Esta experiência já foi usada em nossas monitorias e você pode aprender a fazer neste link: Prática sobre Vulcanismo )


 Figura 09- resultado da experiência.


 
Autora: Flávia V. de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário