quarta-feira, 26 de agosto de 2015

AULA PRÁTICA SOBRE FERMENTAÇÃO COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CEPTI



No dia 18 de agosto, foi realizada uma aula prática sobre fermentação, no laboratório de química do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Cândido Borges Castelo Branco (CEPTI). A prática foi realizada com os alunos do 1º Ano A do Ensino Médio, com auxílio das bolsistas do PIBID- Biologia Josiana Bandeira, Kelrilene Ágatha e Mariana Oliveira.

Para a realização da aula foram utilizados os seguintes materiais:

- 04 Provetas;

- 04 Balões;

- 01 Espátula;

- 04 sachês de fermento biológico;

- Sal;

- Açúcar;

- Água quente e fria.

Nas provetas 01 e 02 foi colocada uma mistura de sal e fermento biológico, logo após foi acrescentada água fria na primeira e água quente na segunda proveta. Nas provetas 03 e 04 foi adicionado açúcar e fermento biológico, e logo em seguida foi acrescentada água fria na terceira e água quente na quarta proveta. 

Após a realização desse processo, foi colocado na boca de cada proveta um balão, e os alunos deveriam observar os processos que ocorreriam em um tempo de 20 à 30 minutos. Passado o tempo foi questionado aos alunos o que tinha ocorrido em cada uma das provetas. Foi possível perceber que os balões das provetas que continham açúcar e fermento biológico encheram. E a partir daí foi explicado aos estudantes o que tinha ocorrido. 

O que aconteceu foi produto da fermentação alcoólica (respiração anaeróbica, ou seja, sem a participação do gás oxigênio), onde o açúcar (glicose) é a molécula matéria-prima que será quebrada e transformada em álcool (etanol) e gás carbônico. Portanto, como nos tubos com sal não têm matéria-prima para a fermentação alcoólica do fungo, não existe a liberação de gás carbônico (gás que encheu as bexigas) e do etanol.

Figura 01. Materiais que foram utilizados na aula prática.

Figura 02. Bolsistas preparando os materiais para a prática.

Figura 03. Resultado obtido com o experimento, nota-se os balões
  cheios nas provetas que contêm açúcar e fermento biológico.

Figura 04. Alunos fazendo anotações durante a aula.

Figura 05. Alunos observando e esperando a obtenção dos resultados do
 experimento.

 Autoras: Josiana Bandeira da Silva, Kelrilene Agatha de Araújo Matos e Mariana de Oliveira.





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