quarta-feira, 15 de junho de 2016

AULA PRÁTICA SOBRE PROTOZOÁRIOS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DA UESPI

O PIBID biologia de Campo Maior, desenvolveu uma aula pratica nos laboratórios de biologia da UESPI. A aula teve como objetivo a observação e estudo dos protozoários de água doce pelos alunos. Primeiramente o assunto foi iniciado na sala de aula e em seguida os estudantes colocaram folhas de alface não lavadas em dois potes de vidro,um com água da torneira e outro com água mineral. Os potes foram guardados em locais bem iluminados durante três dias.
Passados os três dias, os alunos do 7º Ano A e B da Escola Municipal Professor Hilson Bona, foram levados até o Laboratório de Biologia da Universidade Estadual do Piauí. As bolsistas do PIBID- Biologia realizaram os seguintes procedimentos:
- Com o conta-gotas, foi pingado uma gota da água do vidro que foi preparado na aula anterior sobre uma lâmina de microscópio. Alguns fiapos de algodão foram colocados sobre a gota de água e e foi coberto tudo com uma lamínula.
Depois, com a ajuda das bolsistas, os alunos observaram ao microscópio o material preparado e puderam ver diversos protozoários, foi possível observar também, um número maior de protozoários na lâmina com água da torneira.
Os materiais utilizados nessa aula prática foram:
- Microscópio;
- Lâminas e lamínulas;
- Conta-gotas;
- Um pequeno chumaço de algodão;
- Folhas de alface;
- Vidro de conserva com tampa;
- Água mineral e da torneira.

Figura 01. Alunos do 7º ano A durante a aula prática.

Figura 02. Aluno e supervisora observando os protozoários.

Figura 03. Bolsista auxiliando aluna durante a aula prática.

Figura 04. Bolsista auxiliando os alunos durante a aula
 prática.

Figura 05. alunos do 7º ano B no Laboratório de Biologia da UESPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário