domingo, 7 de setembro de 2014

DEBATE EM TURMAS DO 1º ANO E 2º ANO NA UNIDADE ESCOLAR 13 DE MARÇO

No dia 26 de Agosto foi realizado na Unidade Escolar 13 de Março, atividades relativas a monitoria, com turmas do 1º e 2º ano do ensino médio ( Fig: 1,2,3,4, 5, 6,7 e 8).

O desenvolvimento das atividades procedeu-se em forma de debates, envolvendo os conteúdos: tecido sanguíneo e platelmintos, ambos do 1º e 2º ano, respectivamente.

Os debates foram iniciados a partir de um sorteio ( “Cara” ou “Coroa”), onde foi decidido o grupo iniciante da dinâmica. Os alunos foram divididos em 2 grupos e submetidos a elaborar 10 questões por grupo sobre o conteúdo, e ao fim, os mesmos alunos iriam discutir entre eles. No término da atividade, o grupo que terminasse com vantagem numérica em acertos seria o vencedor da dinâmica.

Essa atividade teve como objetivo principal, fazer o aluno “pensar”. Já diz a frase “Educar é ensinar a pensar”, e a melhor forma de fazer o aluno pensar é instigar sua curiosidade.Cabe ao professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades.

Figura 1: Grupo “A”, elaborando perguntas (1º ano).
Fonte: Débora Visgueira. 

Figura 2: Grupo “B” elaborando perguntas.
Fonte: Débora Visgueira.

Figura 3: Sorteio, “cara ou coroa”, para definir o grupo iniciante do debate ( 2º ano).
Fonte: Débora Visgueira.

Figura 4: Alunos elaborando questões( 2º ano).
Fonte: Débora Visgueira.

Figura 5: Grupo “A” com questões elaboradas (2º ano).
Fonte: Débora Visgueira. 

Figura 6: Grupo “B” com questões elaboradas.
Fonte: Débora Vissgueira.

Figura 7: Alunos do grupo “B” pesquisando respostas.
Fonte: Débora Visgueira.

Figura 8: Alunos do grupo “A” pesquisando.
Fonte: Débora Visgueira.


Autor: Antonio de Pádua


Nenhum comentário:

Postar um comentário