O desenvolvimento das atividades procedeu-se em forma de debates, envolvendo os conteúdos: tecido sanguíneo e platelmintos, ambos do 1º e 2º ano, respectivamente.
Os debates foram iniciados a partir de um sorteio ( “Cara” ou “Coroa”), onde foi decidido o grupo iniciante da dinâmica. Os alunos foram divididos em 2 grupos e submetidos a elaborar 10 questões por grupo sobre o conteúdo, e ao fim, os mesmos alunos iriam discutir entre eles. No término da atividade, o grupo que terminasse com vantagem numérica em acertos seria o vencedor da dinâmica.
Essa atividade teve como objetivo principal, fazer o aluno “pensar”. Já diz a frase “Educar é ensinar a pensar”, e a melhor forma de fazer o aluno pensar é instigar sua curiosidade.Cabe ao professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades.
Figura 1: Grupo “A”,
elaborando perguntas (1º ano).
Fonte: Débora
Visgueira.
Figura 2: Grupo
“B” elaborando perguntas.
Fonte: Débora
Visgueira.
Figura 3:
Sorteio, “cara ou coroa”, para definir o grupo iniciante do debate ( 2º ano).
Fonte: Débora
Visgueira.
Figura 4: Alunos
elaborando questões( 2º ano).
Fonte: Débora
Visgueira.
Figura 5: Grupo
“A” com questões elaboradas (2º ano).
Fonte: Débora Visgueira.
Figura 6: Grupo
“B” com questões elaboradas.
Fonte: Débora
Vissgueira.
Figura 7: Alunos
do grupo “B” pesquisando respostas.
Fonte: Débora
Visgueira.
Figura 8: Alunos
do grupo “A” pesquisando.
Fonte: Débora
Visgueira.
Autor: Antonio de Pádua
Nenhum comentário:
Postar um comentário