segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JOGO SOBRE O CONTEÚDO PLATELMINTOS NA UNIDADE ESCOLAR 13 DE MARÇO

No dia 27 de agosto de 2014, foi realizado um jogo sobre os Platelmintos na turma do 7º ano “B”. O jogo foi elaborado e executado pela bolsista Leidna Brito (Figura 1). O objetivo do jogo foi permitir aos alunos, a partir de uma forma lúdica, um maior conhecimento sobre o Filo Platelmintos, identificando as suas características e distinguindo as etapas do ciclo de vida dos platelmintos causadores de doenças.

O jogo consistiu em dividir a turma em dois grupos, sendo que um grupo completaria o ciclo da tênia com plaquinhas contendo as etapas, e o outro grupo o ciclo do esquistossomo em dois painéis expostos no quadro, a medida que fossem acertando perguntas relacionadas ao conteúdo.

Eram 8 perguntas, sorteadas de uma a uma e lançadas para os dois grupos. Cada grupo tinham um tempo de 2 minutos para responder, o grupo que obtinha a resposta primeiro levantava o braço e respondia (Figura 2), se estivesse correta então escolheria uma plaquinha para completar o ciclo, se os dois grupos levantassem os braços ao mesmo tempo então os dois teriam de direito de responder e se acertasse iria completando o ciclo (Figura 3 e 4). No final do jogo houve a correção dos ciclos com toda a turma, venceu o grupo que completou o ciclo da tênia com as etapas do ciclo colocadas corretamente. A atividade foi uma forma complementar para o ensino do conteúdo, permitindo que eles fixem melhor o conteúdo a partir de uma forma mais dinâmica e interativa.

Figura 1: Bolsista Leidna Brito executando o jogo sobre Platelmintos. 
Figura 2: Alunos levantando braço para responder as perguntas.


Figura 3: Aluna completando o Ciclo do esquistossomo.

Figura 4: Aluno completando o Ciclo da tênia.



Autor: Leidna Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário