O Dia Mundial da Água (22
março) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, data
comemorativa que tem por objetivo conscientizar a
população sobre a importância deste recurso, ampliando as discussões e
evitando desperdícios.
Em memória a este dia,
alunos e bolsistas do projeto PIBID- Biologia/Campo Maior realizaram no Centro
Educacional de Tempo Integral Cândido Borges, algumas atividades que contaram
com a colaboração conjunta da supervisora Abilene Silva do Nascimento, das Coordenadoras
Amélia Passos e Carla Ledi, além de toda a comunidade docente e discente da
referida escola.
A princípio, houve a
apresentação de um vídeo intitulado “Carta de 2070” pelos alunos do 2º ano do
ensino médio. O vídeo expõe a estória escrita por um homem de 50 anos de idade
que vivia em situação de escassez plena de água no ano de 2070, passando e
presenciando problemas físicos e sociais no mundo como envelhecimento precoce,
conflitos armadas e mortes em massa. Assim, a mensagem central de alertar sobre
o valor que a água tem e o que a sua escassez em escala mundial poderia causar
nos dias de hoje foi bem representada e explicada pelos alunos, promovendo a
reflexão de toda à escola acerca da preservação deste recuso finito.
Após isso, os bolsistas
realizaram uma breve apresentação ressaltando as seguintes temáticas: a importância
da água para o corpo humano e o meio ambiente, as diversas formas de poluições
e a valia do tratamento da água realizada nas Estações de Tratamento (ETA’s).
Ao fim da apresentação, foi a hora de colocar em prática o que foi trabalhando
neste dia, para isso os bolsistas realizaram uma atividade de lúdica de
torta-na-cara, com perguntas e respostas sobre as temáticas envolvidas na
apresentação do conteúdo, onde para equipe vencedora da dinâmica lúdica foram distribuídos alguns brindes como
chaveiros confeccionados pelos próprios alunos e materiais didáticos.
|
Fig 01. Apresentação realizada pelo bolsista PIBID-Biologia- Campo Maior. (Jonata) |
|
Fig 02. Apresentação realizada pelo bolsista PIBID-Biologia- Campo Maior. (Santigo) |
|
Fig 03. Tortas para atividade lúdica e brindes para equipe vencedora - Campo Maior/Piauí. |
|
Fig 04. Brindes para equipe vencedora - Campo Maior/Piauí. |
|
Fig 05. Alunos do CETI - Campo Maior - Piauí. |
|
Fig. 06 - Painel confeccionado pelo alunos do CETI - Campo Maior- Piauí. |
|
Fig. 07 - Brindes confeccionado pelo alunos do CETI - Campo Maior- Piauí. |
Diante disso, podemos perceber
que atividades inovadoras que envolvem apresentação e aplicação de atividades
lúdicas promovem a conscientização da comunidade escolar de forma divertida, envolvendo tanto alunos quantos demais discentes, despertando os interesses acerca da temática e dos trabalhos
do PIBID na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário