quarta-feira, 29 de março de 2017

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Conscientizar é preciso!

O Dia Mundial da Água (22 março) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, data comemorativa que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância deste recurso, ampliando as discussões e evitando desperdícios.

Em memória a este dia, alunos e bolsistas do projeto PIBID- Biologia/Campo Maior realizaram no Centro Educacional de Tempo Integral Cândido Borges, algumas atividades que contaram com a colaboração conjunta da supervisora Abilene Silva do Nascimento, das Coordenadoras Amélia Passos e Carla Ledi, além de toda a comunidade docente e discente da referida escola.

A princípio, houve a apresentação de um vídeo intitulado “Carta de 2070” pelos alunos do 2º ano do ensino médio. O vídeo expõe a estória escrita por um homem de 50 anos de idade que vivia em situação de escassez plena de água no ano de 2070, passando e presenciando problemas físicos e sociais no mundo como envelhecimento precoce, conflitos armadas e mortes em massa. Assim, a mensagem central de alertar sobre o valor que a água tem e o que a sua escassez em escala mundial poderia causar nos dias de hoje foi bem representada e explicada pelos alunos, promovendo a reflexão de toda à escola acerca da preservação deste recuso finito.

Após isso, os bolsistas realizaram uma breve apresentação ressaltando as seguintes temáticas: a importância da água para o corpo humano e o meio ambiente, as diversas formas de poluições e a valia do tratamento da água realizada nas Estações de Tratamento (ETA’s). Ao fim da apresentação, foi a hora de colocar em prática o que foi trabalhando neste dia, para isso os bolsistas realizaram uma atividade de lúdica de torta-na-cara, com perguntas e respostas sobre as temáticas envolvidas na apresentação do conteúdo, onde para equipe vencedora da dinâmica lúdica  foram distribuídos alguns brindes como chaveiros confeccionados pelos próprios alunos e materiais didáticos.

Fig 01. Apresentação realizada pelo bolsista PIBID-Biologia- Campo Maior. (Jonata)

Fig 02. Apresentação realizada pelo bolsista PIBID-Biologia- Campo Maior. (Santigo)


Fig 03. Tortas para atividade lúdica e brindes para equipe vencedora - Campo Maior/Piauí.

Fig 04. Brindes para equipe vencedora - Campo Maior/Piauí.

Fig 05. Alunos do CETI - Campo Maior - Piauí.

Fig. 06 - Painel confeccionado pelo alunos do CETI - Campo Maior- Piauí.

Fig. 07 - Brindes confeccionado pelo alunos do CETI - Campo Maior- Piauí.

Diante disso, podemos perceber que atividades inovadoras que envolvem apresentação e aplicação de atividades lúdicas promovem a conscientização da comunidade escolar de forma divertida, envolvendo tanto alunos quantos demais discentes, despertando os interesses acerca da temática e dos trabalhos do PIBID na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário