No dia 30 de novembro de 2016, foi realizada uma
dinâmica pelos bolsistas do PIBID-Biologia da escola da Escola Municipal Professor Hilson Bona,
na turma do 7º ano. A dinâmica tinha como objetivo
facilitar um melhor aprendizado com relação aos conteúdos
sobre Peixes e Anfíbios.
As bolsistas desenvolveram as
seguintes atividades: Jogo do ciclo de vida do sapo (anfíbios), Quebra-cabeça da
anatomia interna do sapo, Cruzadinha sobre as características dos anfíbios e Caça-palavras
sobre, estrutura externa dos peixes, dentre outras. A turma foi dividida em
três equipes onde as mesmas tinham um tempo determinado de 5 minutos para
executar cada atividade, ao final eram atribuído pontos para a equipe que
conseguisse terminar e acertar a atividade no tempo determinado. No final da
dinâmica as bolsistas premiaram a equipe vencedora e distribuíam lembrancinhas
para toda a turma. Abaixo a descrição de algumas das atividades:
Jogo do ciclo de vida do sapo: Esse jogo está impresso em forma de tabuleiro, os alunos receberam
cartas contendo as características de cada fase do ciclo de vida do sapo e
figuras relacionadas, em seguida os mesmo deverão preencher o tabuleiro seguindo
a ordem certa de cada fase, colando as imagens em seus respectivos lugares,
assim, completando o ciclo.
Objetivo: Fixar o conteúdo sobre as diversas fases do
desenvolvimento do sapo (anfíbios).
![]() |
Figura
1. Jogo montado pelos alunos
|
Quebra-cabeça da anatomia interna do sapo: Os alunos teriam que montar o sapo encaixando cada parte em seu respectivo lugar.
Objetivo: Estimular a atenção, concentração e a capacidade de identificar as partes da estrutura interna do sapo e colocá-la-ás em seus respectivos lugares.
![]() |
Figura
2. Alunos montando o quebra-cabeça.
|
![]() |
Figura
3. Quebra-cabeça pronto.
|
Cruzadinha sobre as características dos anfíbios: Os
alunos devem preencher a cruzadinha a partir das perguntas escritas no quadro
contendo as características de cada palavra.
Objetivo: auxiliar na compreensão do
conteúdo e na aprendizagem do significado
das palavras, além de proporcionar interação entre os alunos.
![]() |
Figura
4. Perguntas sobre os anfíbios.
|
![]() |
Figura
5. Cruzadinha.
|
Caça palavras sobre a estrutura externa dos peixes: Os alunos devem procurar as palavras contendo o nome de cada parte externa do peixe que estão escondidas em várias partes da sala, depois irão colar elas em seu lugar certo na figura do peixe.
![]() |
![]() |
Figura 7. Equipe vencedora
|
![]() |
Figura 8. Lembrancinhas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário