sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

DINÂMICA EDUCATIVA SOBRE PEIXES E ANFÍBIOS


No dia 30 de novembro de 2016, foi realizada uma dinâmica pelos bolsistas do PIBID-Biologia da escola da Escola Municipal Professor Hilson Bona, na turma do 7º ano. A dinâmica tinha como objetivo facilitar um melhor aprendizado com relação aos conteúdos sobre Peixes e Anfíbios.
 As bolsistas desenvolveram as seguintes atividades: Jogo do ciclo de vida do sapo (anfíbios), Quebra-cabeça da anatomia interna do sapo, Cruzadinha sobre as características dos anfíbios e Caça-palavras sobre, estrutura externa dos peixes, dentre outras. A turma foi dividida em três equipes onde as mesmas tinham um tempo determinado de 5 minutos para executar cada atividade, ao final eram atribuído pontos para a equipe que conseguisse terminar e acertar a atividade no tempo determinado. No final da dinâmica as bolsistas premiaram a equipe vencedora e distribuíam lembrancinhas para toda a turma. Abaixo a descrição de algumas das atividades:
Jogo do ciclo de vida do sapo: Esse jogo está impresso em forma de tabuleiro, os alunos receberam cartas contendo as características de cada fase do ciclo de vida do sapo e figuras relacionadas, em seguida os mesmo deverão preencher o tabuleiro seguindo a ordem certa de cada fase, colando as imagens em seus respectivos lugares, assim, completando o ciclo.

Objetivo: Fixar o conteúdo sobre as diversas fases do desenvolvimento do sapo (anfíbios).

Figura 1. Jogo montado pelos alunos


 Quebra-cabeça da anatomia interna do sapoOs alunos teriam que montar o sapo encaixando cada parte em seu respectivo lugar.
 Objetivo: Estimular a atenção, concentração e a capacidade de identificar as partes da estrutura interna do sapo e colocá-la-ás em seus respectivos lugares.

Figura 2. Alunos montando o quebra-cabeça.

Figura 3. Quebra-cabeça pronto.
Cruzadinha sobre as características dos anfíbios: Os alunos devem preencher a cruzadinha a partir das perguntas escritas no quadro contendo as características de cada palavra.

Objetivo: auxiliar na compreensão do conteúdo e na aprendizagem do significado das palavras, além de proporcionar interação entre os alunos. 

Figura 4. Perguntas sobre os anfíbios.

Figura 5. Cruzadinha.

Caça palavras sobre a estrutura externa dos peixes: Os alunos devem procurar as palavras contendo o nome de cada parte externa do peixe que estão escondidas em várias partes da sala, depois irão colar elas em seu lugar certo na figura do peixe.



Objetivo: Auxilia na memorização beneficiando o aprendizado com relação á estrutura interna dos peixes.


Figura 6. Identificação de cada parte do peixe

Figura 7. Equipe vencedora

Figura 8. Lembrancinhas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário