terça-feira, 8 de julho de 2014

Aula Prática: Tipos de Frutos

No dia 5 de maio de 2014, na Unidade Escolar 13 de Março, foi realizada uma aula prática sobre os Tipos de Frutos com os alunos do 2º ano “ A” e “B”. Para a realização da prática foi utilizado diferentes frutos: frutos carnosos e frutos secos.

Em uma exposição prática ministrada pelos bolsistas Antonio de Pádua e Dayane Alves, foram identificadas as diferentes estruturas que compreende os frutos carnosos e secos, na ocasião os bolsistas também expuseram os mecanismos que identificam o pseudofruto (Fig. 1). Quanto aos frutos carnosos, estruturas como pericarpo, epicarpo, mesocarpo e endocarpo foram exemplificadas na prática. Em relação aos frutos secos, foram identificadas as estruturas do pericarpo não suculento como baga e drupa. Quanto ao pseudofruto foi enfatizado os mecanismos que originam o tal tipo de fruto. 

Após a prática, os alunos foram submetidos a uma atividade onde os mesmos desenharam os frutos, identificaram as estruturas e por fim descreveram suas particularidades (Fig. 2).

A atividade foi bastante interativa, onde durante e após a prática os alunos expuseram suas dúvidas e curiosidades em relação ao conteúdo (Fig. 3).

 Figura 1: Bolsistas: Antonio de Pádua e Dayane Alves.

 Figura 2: Bolsista Dayane Alves auxiliando os alunos na atividade.

Figura 3: Alunos interagindo com a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário