terça-feira, 8 de julho de 2014

Cruzadinha lúdica, realizada em turmas do 2º Ano do ensino médio, sobre o conteúdo Fisiologia Vegetal.

No dia 19 de maio na Unidade Escolar 13 de Março, foi realizado uma atividade lúdica voltada ao conteúdo de fisiologia Vegetal ministrado pela supervisora do sub projeto PIBID-BIOLOGIA da referida escola, a professora Débora Visgueira. Para a realização da atividade foi necessário conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Após isso, contando com a participação do alunado de distintas turmas do ensino médio, como também do fundamental, reciclou-se 150 tampas de garrafas PET. As tampas de garrafas PET foram utilizadas na confecção da cruzadinha, cada tampa serviu como base para a inserção das palavras no interior da mesma (Fig:1). O objetivo da atividade foi conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, bem como, estimular os mesmos ao raciocínio lógico em forma lúdica, competitiva e atrativa.

A atividade lúdica foi realizada em distintas etapas. Na primeira etapa, os bolsistas, Antonio de Pádua, Dayane Alves e Kamila Andressa dividiram a sala em 3 grupos de 7 alunos (Grupo A, Grupo B e Grupo C) onde foi repassado um roteiro da atividade com o conteúdo da dinâmica, seguido de palavras grifadas distribuídas em um texto a serem cruzadas. Posterior a isso, em ordem de sorteio, cada grupo elegia 2 líderes, que iriam representar o grupo na atividade. Cada grupo teria um tempo cronometrado de 6 minutos para cruzar as palavras grifadas no texto fornecido no roteiro (Fig:2,3 e 4). O vencedor da dinâmica seria o grupo que obter-se o maior número de palavras cruzadas. A premiação dos grupos procedeu-se em forma de classificação, o 1º colocado, obteve 2 pontos (9 palavras cruzadas), o 2º, 1,5 pontos (7 palavras cruzadas), e o 3º colocado, 1 ponto (6 palavras cruzadas). A referida pontuação irá somar com a 4ª avaliação, onde a mesma será atribuída de forma extra (Fig:5).

Figura 1: Cruzadinha lúdica, sobre o conteúdo de fisiologia vegetal do 2º ano.

Figura 2: Alunas tentando cruzar as palavras.

Figura 3: Alunas identificando as palavras.

Figura 4: Alunos indicando a palavra cruzada.

Figura 5: Grupo A, grupo vencedor da atividade lúdica.

Figura 6: Grupo B, 2º colocado na atividade.

Figura 7: Grupo C, 3º colocado na atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário